top of page

Aconteceu no João Gueno

     Concluir o ensino fundamental, que tarefa engenhosa, não?! 

     E longe de tanta coisa. 

     Longe do “croque” logo cedo daquele colega especial – deixem-me com meu vocabulário antigo, minha gíria ultrapassada, eu também estive no lugar de vocês, então me deixe relembrar. 

 

     Continuando, foi longe da tia da cantina que tinha aquela merenda boa que cheirava da sala, da tia da limpeza que ajudava como podia, das tias da secretaria que sempre davam um jeitinho para resolver algo atrasado, da pedagoga que dava bronca, mas estava sempre ali e nos ajudava sempre que precisavam ou até da direção, um com cara de bravo e a outra de fato brava. 

 

     Foi longe, mas encontramos maneiras de tentar estar perto, e essa revista foi uma delas. 

 

     Já estive na posição de vocês sim, sei o que é ultrapassar a barreira do ensino fundamental e chegar ao ensino médio. Mas não sei, não faço ideia de como foi difícil para vocês, superarem os limites, quebrarem as barreiras, nos surpreenderem, nos orgulharem tanto e ainda sim estarem aqui com essas carinhas felizes diante de tantas dificuldades. 

 

     Quer dizer, sei sim... vocês são guerreiros, batalhadores e corajosos.  

 

     Nunca deixem que digam o contrário, nunca permitam isso. E isso não é para as pessoas não, isso é para vocês, não deixem palavras diluídas em inveja, maldade e diversas coisas negativas passarem por seus escudos de proteção, porque vocês são incríveis! 

 

     Uma vez perguntei para minha auxiliar técnica o que era melhor eu saber, um pouco de cada coisa ou muito de uma coisa só. Ela me disse que o melhor era eu saber um pouco de cada coisa e um dia saberia o que eu deveria saber mais. 

 

     E hoje estou aqui com vocês porque descobri o que eu deveria saber mais, ser professora. 

 

     Parabéns, vocês são nosso orgulho.

Conheça alguns dos momentos que marcaram a jornada dos alunos até o fim do ensino fundamental

Professora Vanessa Cotrim Roja

bottom of page