top of page

CARTA AO LEITOR

Por Érica Rodrigues, professora de Língua Portuguesa do Colégio João Gueno

Edição: Gabrielle Marina

Em 2019, boa parte dos alunos que hoje constituem as turmas do 9º ano A e B, participaram de oficinas com os integrantes do NCEP e juntos produziram um blog de reportagens, o Gueno News, sobre o bairro São Dimas, local onde está situado o Colégio Estadual João Gueno, e também o livro de crônicas: “O meu, o seu, o nosso São Dimas”.


Fiquei muito feliz quando na distribuição de aulas para este ano, tive a oportunidade de continuar trabalhando com essas turmas de alunos dinâmicos e criativos! Por isso, logo comecei a pensar qual seria o projeto que motivaria o desenvolvimento das habilidades de língua portuguesa no último ano do ensino fundamental.

Foi quando me recordei de um projeto desenvolvido no Colégio Anjo da Guarda, onde os alunos produziram  uma revista, reunindo os trabalhos de língua portuguesa e de artes feitos ao longo do nono ano, com registros das memórias do tempo que estudaram nesta escola. Sempre achei um trabalho bonito ao qual hoje a querida Luci e as professora de língua portuguesa dão continuidade. Pedi autorização para a Luci para “copiar” a ideia, ela não só autorizou, como ofereceu apoio e exemplares de revistas para eu entregar aos meus alunos.


Iniciamos o ano letivo de 2020 com a ideia de desenvolver este projeto, desde então contei com o apoio da direção e a contribuição da Professora Melissa, de Matemática, passando a trabalhar juntas em uma aula semanal para os primeiros contatos com esse suporte.


Até que em março fomos surpreendidos pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da COVID–19 e passamos a viver um período de grandes incertezas, muitas adaptações, horas extras de trabalho e aprendizado para amenizar as dificuldades decorrentes do fechamento das escolas. Com o passar das semanas, fui tentando trabalhar em mim a ideia de que não teria mais tempo e possibilidade de desenvolver o projeto da revista com os nonos em 2020. 


Eis que em maio, recebo um áudio do querido professor Zeca, orientador do NCEP, me dizendo que o Comitê de Extensão da UFPR estava oferecendo bolsas a acadêmicos que se envolvessem em atividades remotas, e me perguntou se eu tinha alguma ideia. Claro! Logo lembrei da revista e passamos a conversar sobre formas de realizar essa atividade à distância.


Os acadêmicos foram chegando, novas ideias foram surgindo, fizemos a proposta aos alunos dos nonos anos que logo toparam! Zeca fez uma fala encantadora sobre a importância da revista como veículo de comunicação e passamos a nos envolver cada vez mais com as seções que fomos idealizando e às quais os alunos foram aderindo por afinidade aos temas propostos. 


Graças a esta oportunidade, esses dias se revestiram de mais esperança! Fico muito feliz com a participação e engajamento dos alunos e o comprometimento de todos os envolvidos. Muito obrigada a cada um de vocês!  

Boa leitura! 

bottom of page