top of page

Saúde mental para vestibulandos 

Por: Maria Eduarda de Jesus Duarte

Mesmo estando no ensino médio, passei muito tempo tentando escrever algo para ajudar as pessoas que vão fazer vestibular. Eu procurei ler sobre o assunto e, de acordo com alguns sites, existem 10 passos para você preservar a saúde mental, entre eles tentar não se isolar, se dar um descanso, estudar no seu tempo. O que, de fato, são coisas ótimas para a saúde mental e física.
 

Porém, algo que pode ajudar muito é falar ou até mesmo escrever o que você está sentindo. Conversei com o psicólogo Pedro Braga Carneiro e ele contou que a escrita pode ajudar a esclarecer seus sentimentos do momento. Agora, se escolher a opção de falar, você pode procurar alguém de sua confiança ou até mesmo um psicólogo, que é o mais indicado: ele vai te ajudar a entender o problema, a buscar um jeito de resolver o assunto e a ver a questão por outro lado.
   

Uma das coisas que o psicólogo falou que mais me chamou atenção foi que saúde mental não é sinônimo de felicidade, mas sim saber lidar que nem todo dia vai ser bom. “Se você estiver triste, saiba que está tudo bem se sentir assim às vezes e saiba que nem todo dia você estará feliz. Se estiver em um dia ruim ou triste, viva aquela tristeza.”
       

É bom reforçar que é importante não deixar de lado sua saúde física: tente regular seu sono; estipule horários para fazer uma caminhada ou uma meditação; tente fazer alguma atividade que exercite os seus músculos; ou se preferir leia algo de seu interesse - a leitura faz muito bem para seu vocabulário. Se não tiver interesse nessas atividades, muitas mães dizem que limpar a casa faz bem.

Copyright © 2021 Colégio Estadual João Gueno. Todos os direitos reservados.

bottom of page