Escolha Profissional: Amor ou Dinheiro
Por: Fabiane Polli Santos
Afinal de contas: escolher algo que gostamos ou que nos dará dinheiro? Uma coisa que provavelmente todo jovem já se perguntou seria se vale mesmo a pena deixar de fazer algo que realmente queremos, apenas pela certeza do maior retorno financeiro. O critério para a escolha do que fazer não é apenas essa, tem se que analisar uma série de outros fatores. Se é possível viver com a média salarial da profissão, considerar se tem boas oportunidades e vagas no mercado de trabalho.
É possível fazer algo que não gostamos? Há também essa opção, buscar algo novo pode ser bom. Conhecer melhor a profissão e aprender com ela pode ser difícil no início, mas você pode acabar se adaptando e até mesmo ficar satisfeito.
E quando escolhemos o que gostamos? Não precisamos nos preocupar em ganhar uma grande quantia de dinheiro. Com uma profissão que realmente se quer trabalhar pode ser muito melhor para a adaptação e com o agrado futuro. Mas é sempre bom estar ciente que esse prazer de fazer algo que gostamos e normalmente levamos como um hobby pode acabar se tornando algo cansativo ou até mesmo estressante.
Há situações de pessoas que se formaram em uma profissão que tinha um retorno financeiro grande, e depois de anos trocaram por algo que realmente gostam ou algo que se interessavam no momento. Por não estarem satisfeitos na ocupação que se formaram ou com sua situação atual. Não podemos ficar presos nas mesmas preocupações, sempre temos que procurar soluções e entender o que realmente queremos para o nosso futuro, mas tudo dentro do seu devido tempo. Assim como pode ser muito cedo para pensar, nunca é tarde para mudar.