top of page

A não comentada pressão
nos estudantes de Ensino Médio

Por: Emanuelle Viana de Freitas

A pressão que alguns de nós estudantes passamos não é muito comentada nos ambientes onde vivemos e frequentamos. Em uma pesquisa realizada pela Revista Janelas Abertas, no Colégio Estadual João Gueno, com estudantes de idades entre 15 a 18 anos que cursam o Ensino Médio, ao serem questionados sobre o tema “sentir-se pressionado para fazer vestibular”, 22 respostas foram afirmativas. Alguns dos relatos dos estudantes foram:

 

  • “Sim, meus parentes sempre ficam me perguntando "já escolheu uma faculdade para fazer? Se ainda não escolheu, escolhe logo, você já está no ensino médio, falta pouco para fazer uma faculdade";

  • “Sim, este ano inclusive, por estar mais próximo do vestibular, eu fico ansiosa e com receio de não conseguir passar”;

  • “Sim, pois parece que todo mundo ao meu redor já pensou em tudo e eu não”;

  • “Sim, e às vezes é frustrante se encontrar perdida e indecisa. A vida exige que eu esteja pronta, e acabo me auto cobrando”.

 

Acredito ser muito importante falarmos sobre pressão em estudantes de Ensino Médio porque além de ser um assunto deixado de lado, esse é um período de bastante incerteza para alguns, ou até mesmo para a maioria de nós. Assim como também é um período em que exigem de nós grandes responsabilidades e muitas decisões.

 

Aparentemente, a maioria dos estudantes que disseram sentir-se pressionados, tem preocupação com o vestibular, com o futuro e, principalmente, com a profissão que seguirão. Diante disso, muitas vezes são cobrados certos posicionamentos de nós, estudantes, como se tivéssemos que saber exatamente todos os nossos planejamentos e passos para o futuro, porém, sabemos que as coisas não funcionam dessa maneira. Imprevistos podem acontecer, independente do caminho percorrido. Então, eu digo que NÃO, não tem problema precisarmos de tempo para “digerirmos” sobre algumas decisões importantes, ou mudarmos de ideia quantas vezes forem necessárias. Além disso, lembrar de agir conforme o seu tempo também é muito importante, não devemos nos comparar com rotinas, realidades ou notas de outras pessoas, esta não é uma prática saudável e pode não ajudar, digo isso por experiência própria.

 

Cada um de nós tem seu tempo, modo de agir, de aprender e de pensar, e a comparação pode ser uma grande inimiga em qualquer situação. Por último, mas não menos importante, pensar um pouco em você mesmo para variar é o melhor a se fazer, tomando as decisões importantes de acordo com aquilo que quer para si e da maneira que o fará se sentir melhor ou mais feliz.

Copyright © 2021 Colégio Estadual João Gueno. Todos os direitos reservados.

bottom of page