Projeto do bairro São Dimas propõe atividades para crianças e idosos
- João Gueno
- 24 de set.
- 2 min de leitura
Com artesanato e esporte, projeto agrada moradores da região
Por Alicia Vidal de Souza, Eduarda Martins, Eduarda Pereira, Gabriely Souza, Heloiza Santos e Sophia Vidal de Souza

No bairro São Dimas, na rua Severo Taverna, se localiza o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV), popularmente conhecido pelos moradores da região como o "Projeto".
No espaço são oferecidas atividades para crianças e idosos, como crochê, pintura, artesanato, horta etc. O projeto oferece também complemento ao aprendizado escolar, incentivos a hábitos de estudo, desenvolvimento integral, oferecendo oficinas culturais, artísticas e de convivência, ajudando no crescimento emocional e social de seus participantes.
Artesanatos e horta realizados no Projeto. Fotos: Sophia Vidal de Souza
O Projeto existe desde novembro de 2007. Foi criado através da Secretaria de Assistência Social na gestão Camargo, para atender crianças e adolescentes no contraturno escolar. Os atendimentos se iniciaram em fevereiro de 2008, atendendo em torno de 120 crianças e adolescentes. Até 2022, o projeto era chamado de Projeto Pró-Criando.
Atualmente, o Projeto atende em torno de 20 crianças durante o período da manhã, 20 no período da tarde e 32 idosos. O público juvenil é formado por crianças neurodivergentes, e crianças e adolescentes típicos.
A participante Cecília da Silva Dalcanale, de 11 anos, afirma que gosta muito do projeto. Sua atividade favorita é jogar vôlei, futebol e brincar pelo pátio com suas amigas Poli, Agatha e Gabi.

Para a participante Maria Regina Rodrigues, de 71 anos, o projeto é muito importante, pois os funcionários são atenciosos. Ela acrescenta que o lanche distribuído é muito bom e que deseja aprender com as atividades oferecidas pelo projeto.

"Priorizamos as famílias através da renda per capita e mães que trabalham longe, ou fora do bairro que precisam deixar seus filhos em segurança, disse a gestora do projeto, Solange Borges Lemisca. Nesse sentido, o projeto cumpre a função de afastar crianças e adolescentes de situações de risco, como violência, drogas ou abandono.
Idosos em dia de encontro e salas de aula do Projeto. Foto: Sophia Vidal de Souza
Comentários