top of page

Pioneira do São Dimas recorda passado da região

  • Foto do escritor: João Gueno
    João Gueno
  • 5 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 13 de ago. de 2019

Hoje, o bairro de Colombo possui cerca de 13 mil moradores


Por Bárbara Aparecida Alves Ferreira, Maria Eduarda Oliveira e Mariana Alves Martins



Fonte: Acervo Pessoal

Maria Marli Trevisan tem 74 anos e mora no bairro São Dimas há 47. Hoje aposentada, Maria foi professora e diretora da única escola que existia na região até a década de 90. “Quando cheguei aqui, era muito vazio, só tinha mato. Não tinha asfalto, nem o bairro Monte Castelo”, comenta a antiga moradora.


Maria mora no São Dimas desde os 27 anos de idade

Maria relembra sobre as dificuldades do São Dimas: “naquela época, não tinha muito dinheiro, não havia mercado por perto… O bairro não tinha nada. A escola era bem velha, de madeira e precária”.

A professora conta também sobre a primeira escola do bairro. “Ela ficava na Estrada da Ribeira e as dificuldades eram muitas, não tinham lanches para os alunos, nem ônibus para os moradores do bairro”, relata.


O São Dimas tem cerca de 12.600 habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. A pesquisa apontou ainda que 61,1% da população da região é jovem, ou seja, possuem idades entre 15 e 24 anos.

Uma das escolas do bairro é o Colégio Estadual João Gueno, que existe há aproximadamente 26 anos. Érica Rodrigues é professora de português na escola e incentiva projetos de leitura e escrita. Ela, que também mora no São Dimas, fornece oportunidades e ferramentas para os alunos mostrarem e falarem sobre o bairro que abriga a escola.


Érica e seus alunos na biblioteca da escola (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Comments


logogueno.jpg
  • Facebook
  • YouTube

Parcerias:

logoufpr.jpg
Logo-Vertical-Branca-PNG.png
freg1.jpg
b0d61c7c-b280-416a-b35e-691335b1eb16.jpg

Copyright © 2019 Colégio Estadual João Gueno. Todos os direitos reservados.

bottom of page