Estudantes do Colégio João Gueno mostram sobre o mundo do cubo mágico
- João Gueno
- 24 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de set.
Estudantes fazem pesquisas sobre o cubo mágico com o objetivo de mostrar para as pessoas este mundo fascinante
Por Vitor Oliveira Moreira, Maykon Moreira, Pedro de Paula e Vinicius Vieira Baziuk

Alunos do colégio João Gueno, respectivamente: Maykon Moreira, Vitor Oliveira e Vinicius Vieira.
Foto: Equipe de reportagem
Diferente do que muitos acreditam, o cubo mágico não é apenas um brinquedo, mas um quebra-cabeça extraordinário.
Pesquisas feitas pela Universidade de Columbia e a Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, mostram que o cubo mágico é benéfico para o cérebro, pois para resolvê-lo é necessário decorar diversos algoritmos, além de estimular o raciocínio lógico, memória muscular e coordenação motora.
Em 1974, um jovem professor de arquitetura de Budapeste, Hungria, chamado Ernö Rubik, criou um objeto que não deveria ser possível de mexer e mesmo após ter sido girado ele não quebrou ou desmontou. Com adesivos coloridos em suas faces, o cubo foi embaralhado e assim surgiu o primeiro "Cubo de Rubik".

Ernö Rubik, arquiteto e criador do "Cubo de Rubik". Foto: AP-Photo/John Glanvill
Você sabia que existem campeonatos de cubos mágicos? A organizadora desses campeonatos é a WCA (World Cube Association ou Associação Mundial de Cubo Mágico). O objetivo dessas competições, que ocorrem no mundo inteiro e são conhecidas como campeonatos de speedcube, é ver quem resolve o cubo mágico primeiro.

Competidores na 8ª edição do Campeonato Mundial de Cubo Mágico, em São Paulo, 2015. Além desse, diversos outros campeonatos ocorrem anualmente no Brasil. Foto: Sebastião Moreira/EFE
Mas vocês sabem como montar um cubo super rápido? É por isso que no mundo do cubo mágico existem vários métodos para resolve-lo, como os métodos ZZ, Roux, Petrus, CFEC entre outros. No entanto, nós temos dois métodos que se destacam por conta da sua eficácia.
O primeiro é o CFOP, que é um método avançado, utilizado por mais de 90% dos cubistas por conta do seu número de algoritmos necessários, apenas 119.
Agora nós temos um método pouco usado, mas muito eficaz, em que será necessário memorizar, decorar e dominar quase 800 algoritmos, o que leva tempo, esforço e o principal: paciência.
Cubos mágicos 3x3, com seis faces e seis cores diferentes, são, também, os mais conhecidos por todo o mundo. Fotos: Reprodução/ Google
Mas quando o assunto é montar o cubo mágico de forma rápida, nós não podemos deixar de falar de uma especialista no assunto.
Laura Martins, uma criadora de conteúdo sobre cubos mágicos e speedcuber profissional, contou um pouco sobre os campeonatos. "Participar de campeonatos é uma experiência incrível, nós encontramos pessoas de todos os lugares e níveis. é incrível testar suas habilidades e fazer novas amizades", diz.
Ela também compartilhou um pouco sobre os benefícios do cubo mágico: "A prática do cubo mágico contribui, significativamente, para a memória, coordenação motora e melhorou minha paciência. Montar o cubo mágico exige foco total, mas não é só para os super inteligentes, qualquer um pode aprender desde que tenha paciência e dedicação", explica.
Aqui estão cinco curiosidades sobre o cubo mágico:
O cubo mágico 3x3 tem 43.252.003.274.489.856.00 formas de embaralhamento;
O recorde mundial do 3x3 é 3.05 segundos;
O ator Will Smith sabe montar o cubo mágico;
Um robô montou um 3x3 em 0,103 segundos;
Existem 18 modalidades oficiais pelo WCA.
Comentários