Colégio do São Dimas forma gigantes mesmo com estrutura reduzida
Por Emanuelle V. De Freitas, Laura G. Viudes, Maria Eduarda Constantino e Milena Yasmin dos Santos
O Colégio Estadual João Gueno, no bairro São Dimas, é uma unidade de ensino que atende os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio regular, acolhendo quase 500 alunos nos três períodos: manhã, tarde e noite. De acordo com informações da direção, a estrutura não comporta a demanda por matrículas. Muitas famílias aguardam por vaga em lista de espera.
O colégio foi construído em resposta a um pedido da comunidade, no ano de 1992. Um ano depois, recebeu o alvará de funcionamento com o primeiro nome: Escola Estadual São Dimas, ofertando apenas vagas no ensino fundamental (5ª a 8ª série). Em setembro de 93, passou a se chamar Colégio Estadual João Gueno, em homenagem a um vereador.
Em 99, entrou em funcionamento o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possibilitou que a comunidade completasse o chamado segundo grau. No ano 2000, foram implantadas as turmas de ensino médio regular.
O João Gueno enfrentou algumas limitações após receber a autorização para funcionamento. Além da insegurança dentro do ambiente escolar, faltavam mesas e cadeiras, fazendo com que, por um período, os alunos tivessem que sentar no chão. Mas esses entraves não impediram que o colégio ganhasse destaque e evoluísse.
Alguns dos títulos conquistados pela escola nos últimos anos foram: o certificado de participação e honra ao mérito em Astronomia e Matemática, o primeiro lugar na competição municipal de xadrez e o Prêmio Nacional Viva Leitura em 2014. Anos depois, em 2017, o João Gueno foi o único colégio em Colombo a atingir a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O colégio também oferta diversos projetos para os alunos, como o os de incentivo à leitura e produção de livros de crônicas – sendo o último em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O esforço contínuo da comunidade escolar é visível. Ao longo do tempo, o colégio passou a proporcionar mais conforto aos estudantes, progresso no ensino e conquistou melhorias de equipamentos (câmeras e grades segurança, projetores, televisores e computadores) e estruturais, como um novo espaço para a biblioteca, implantação de três novas salas, arquibancada, sala de informática e uma nova quadra nas proximidades da escola – em contrato com a Prefeitura e o Governo.
O João Gueno começou com pouco e vem crescendo muito, contando com profissionais capacitados no ambiente escolar e a presença ativa da comunidade. Pode ser considerado pequeno, porém se mostra unido e determinado, sem deixar de incentivar os estudantes a buscarem e realizarem seus sonhos com perseverança.
Comments