Em sua quinta edição, evento pretende aproximar a escola da comunidade e evidenciar trabalhos dos alunos
Por Hiago Rizzi
A 5° Feira do Conhecimento do Colégio João Gueno movimentou a manhã de sábado (1) dos moradores da Vila São Dimas, em Colombo. Na oportunidade, as 16 turmas da escola expuseram e explicaram seus trabalhos para os colegas e a comunidade, além de realizarem experimentos e jogos interativos. São mais de 500 alunos do sexto ano do fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Anualmente, a Feira tem como objetivo fomentar a participação das famílias nas atividades do colégio, fortalecendo a rede entre escola, alunos e comunidade. O diretor Francis Ribeiro afirma: “o evento promove o conhecimento além do conteúdo programático, despertando o interesse em temáticas além das trabalhadas em sala de aula”.
Karen e César Maravieski moram no São Dimas, costumam participar das atividades da escola e prestigiaram os filhos Isabel e César Júnior. Eles apresentaram o mancala, tradicional jogo de tabuleiro africano, e lendas urbanas da Universidade Federal do Paraná, respectivamente. Além disso, se impressionaram com outros trabalhos: “As sete maravilhas do mundo moderno foram bem elaboradas, as maquetes são muito bem feitas”, destacaram.
O professor de geografia, Roberto Carlos Pinto, trabalhou a questão ambiental com o primeiro ano D, do ensino médio. “Envolvemos questões problemáticas como a erosão do solo e desmatamento, mas também falamos sobre reciclagem e tratamento de água, por exemplo”, salientou. Para ele, que defende a presença da comunidade na escola como forma de difusão de conhecimento, o debate sobre meio-ambiente engloba problemas e soluções.
GUENO NEWS
Os oitavos anos A e B divulgaram o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, o site Gueno News. Com reportagens sobre a escola e o bairro, o portal foi coordenado pela professora de Língua Portuguesa Érica Rodrigues em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP), que conta com os alunos de Comunicação da UFPR.
Integrantes do Núcleo ofereceram oficinas sobre o texto jornalístico, fotojornalismo e acompanharam a produção das reportagens para o site. Na Feira, os alunos falaram sobre o processo de elaboração das reportagens e os visitantes puderam acessar o conteúdo nos computadores do laboratório de informática.
Fabiane Santos, 14, entrevistou pessoas e escreveu sobre a infraestrutura das escolas do São Dimas. Ela participou da Feira Gastronômica em 2018 e acredita ser importante valorizar o esforço dos alunos até o resultado final. “Os estudantes aprendem muito preparando e apresentando os trabalhos. Quem visita a Feira também”, finaliza.
Você pode conferir as reportagens e mais produções do Colégio João Gueno com o NCEP clicando aqui.
Comments