Conheça quem são as duas pedagogas das escolas do São Dimas
Por Alexandre Tony R. Borges, Cassia de Souza Barros e Claudio Alexandre de Oliveira Coradin
Lizandra Luiz Canestraro e Elisangela Paulino trabalham nas escolas de educação básica do bairro São Dimas. Apesar de trajetórias distintas, ambas confidenciam um antigo sonho de infância: exercer a função de pedagoga e professora. A seguir, você conhece um pouco mais sobre a história de cada uma.
“Segui em frente, mesmo sem apoio”
Lizandra trabalha há 28 anos na Escola Municipal Severo Ribeiro de Camargo, que atende crianças de cinco a dez anos, na primeira etapa de Ensino Fundamental. Desde 2016, ela exerce a função de diretora da escola.
Seu primeiro emprego como professora foi aos 18 anos, contra a vontade da família, que não a apoiou para preparar-se para a profissão que escolheu. “Minha família não me incentivava”, relembra.
Hoje, satisfeita com a escolha que fez anos atrás, a diretora conta que gosta muito do ambiente da sala de aula e dos alunos, mas sua atuação vai além. “Procuro ajudá-los também em questões que não dizem respeito somente à sala de aula”, relata.
“Amo o que faço”
No Colégio Estadual João Gueno, no turno da manhã, trabalha Elisangela Paulino, a pedagoga conhecida pelos alunos como “Peda”. Ela sempre sonhou em se formar em pedagogia. “Quando era criança, tinha muitos ursinhos de pelúcia. Colocava todos eles na cama e brincava de dar aula para eles, às vezes até brigava”, conta Peda.
Quando terminou o ensino médio, seus pais não tinham condições financeiras para pagar sozinhos a faculdade da filha. Elisangela, então, arrumou seu primeiro emprego aos 18 anos e conseguiu pagar os estudos na Uniandrade junto com os pais. “Eu amo o que faço porque é gratificante ajudar os alunos, principalmente na adolescência, que é uma fase muito difícil”, comenta.
No início da carreira, Peda começou a trabalhar como auxiliar de outras professoras. Quando alguém faltava, ela assumia a posição titular e dava aula para os alunos. Ela não tinha medo de perder o controle da turma e revela um segredo que a acompanha até hoje: “todo professor tem estratégias para conversar com seus alunos”.
Comments