Os moradores contam histórias de mais de 50 anos atrás
Por Douglas Assis dos Santos, Kauã Silva Cunha e Vinicius Tomal Taborda da Silveira
Entre os recentes condomínios e até prédios que passaram a fazer parte do cenário do bairro São Dimas, algumas moradias chamam a atenção. São casas antigas que carregam a história de seus moradores e revelam o passado da região.
Uma dessas casas está localizada na Rua das Hortências, número 173. Lá, vive a Dona Marilene, hoje com 73 anos de idade. A moradora está no bairro desde os 26 anos e conta que o São Dimas está muito diferente da época em que chegou. “Agora tem mais residências, asfaltos e placas de trânsito”, conta.
Na Rua das Hortências também fica a casa do Seu João, que mora no bairro desde criança. A residência dele tem aproximadamente 90 anos e é uma casa mista, feita de tijolos e madeiras. Seu João tem uma horta, onde planta chuchu, milho e rabanete.
Outra casa antiga do bairro é a da Dona Cenira, localizada na Rua João Antonio Trevisan, número 194. A senhora mora no São Dimas há 54 anos e divide o terreno com seus filhos. A moradia de Dona Cenira é uma das 40 casas de alvenaria da rua, segundo levantamento realizado pelos alunos do João Gueno no ano passado.
Comments