A fumaça causada pela indústria incomoda moradores da região, que já fizeram abaixo-assinado
Por Allan Filipe dos Santos Lopes, Camila Alves Martins, Kauê Henrique Cordeiro Barbosa e Ysabele dos Anjos de Oliveira
A usina de asfalto localizada na Rua Maria Aurora Alberti, no bairro São Dimas, causa transtornos na vida dos moradores. A causa das reclamações é a fumaça liberada durante a produção de piche, o material utilizado para formar o asfalto.
A fumaça liberada se espalha pelo São Dimas e prejudica principalmente crianças e animais
Oséias Tesheviski, comerciante de 44 anos, afirma que a poluição piorou nos últimos dias e afetou os habitantes da região. “Mais de uma pessoa já reclamou de falta de ar e dores de cabeça por causa da fumaça que se espalhou em torno de 1,5 km da fábrica”, diz o comerciante.
Em outros relatos, moradores próximos à fábrica relatam que seus carros e motos ficam sujos devido aos resíduos da fumaça. Oséias relembra, com indignação, o caso de uma vizinha que perdeu seus animais de estimação (cachorro, gato e passarinho) pela intoxicação causada pela fumaça.
Para tentar solucionar o problema, moradores e donos de comércios do bairro criaram um grupo de WhatsApp para conversarem sobre o assunto. Decidiram fazer um abaixo-assinado, que será encaminhado para a prefeitura quando o documento tiver um grande número de assinaturas.
Em visita à usina, um trabalhador informou que não era permitido se aproximar das máquinas, por estas serem muito perigosas. Durante a tentativa de entrevista no local, as máquinas estavam em funcionamento e o funcionário não utilizava máscaras de proteção, mesmo exposto diretamente a fumaça gerada por produtos químicos prejudiciais à saúde.
Comments