por Erica Rodrigues
O projeto “Leitura Além dos Muros”, que está sendo desenvolvido em duas turmas de oitavo ano do Colégio João Gueno (Colombo, PR), em parceira com a Freguesia do Livro, Ler.com e NCEP (UFPR), busca formar leitores, agentes de leitura e da escrita por meio do contato e análise atenta de textos informativos e literários, bem como da realidade (social, urbana, geográfica, etc.) do entorno da escola.
A proposta feita pela Freguesia do Livro é a de criar um espaço onde se possa promover troca de experiências literárias e artísticas entre alunos, professores, comunidade escolar e do entorno da escola, dando oportunidade a uma reflexão sobre o impacto da leitura em todos estes ambientes.
Após a leitura e discussão de textos veiculados na mídia sobre o bairro São Dimas, começamos a estudar o gênero “crônica” e suas principais características por meio da leitura de textos que tivessem como tema “lugar”.
Em seguida, os alunos tiveram um bate papo com o professor e jornalista José Carlos Fernandes sobre o “olhar do cronista” e também sobre o imaginário mais comum em torno do bairro São Dimas, bairro em que a escola está localizada. Com base nesta conversa, o professor e jornalista José Carlos Fernandes escreveu o texto: “Os narradores da Vila São Dimas”, publicado na edição semanal da Gazeta do Povo de 23 a 29 de junho de 2018.
A partir daí os alunos começaram a buscar um tema para redigirem os seus textos. Para auxiliar neste processo os universitários do NCEP – UFPR orientaram os estudantes do oitavo ano em uma pesquisa de campo, analisando mais atentamente as características do bairro.
Com esses dados que retratam melhor a imagem do bairro, entrevistas e experiências, sob orientação da professora de língua portuguesa Erica Rodrigues e também dos acadêmicos do NCEP, os alunos estão produzindo crônicas que revelam um novo olhar diante do bairro.
A partir desta experiência de contato com a realidade ao redor da escola, os alunos identificarão um local no bairro onde seria interessante criar um ponto de leitura, a fim de criar uma rede de compartilhamento de livros e promover o gosto pela leitura fora da escola também.
Os alunos participarão de uma oficina, quando um “tambor” será grafitado e servirá de referência para arrecadação de livros, de acordo com o perfil do lugar definido para receber a caixa de livros que ficará acessível à comunidade.
Livros livres para todos.
Leitura além dos muros!