top of page

Casos de dengue aumentam no Paraná

  • Foto do escritor: João Gueno
    João Gueno
  • 3 de fev.
  • 1 min de leitura
Estado registrou 595 mil casos no período epidemiológico 23/24, que terminou em julho deste ano

Por Fernando, Henzo Surek, Maria Clara, Sarah Eloá e Thaila Monique


Mosquito Aedes aegypti. Foto: Internet.
Mosquito Aedes aegypti. Foto: Internet.

Segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde, foram registrados ao menos 6,5 milhões de casos prováveis de dengue no Brasil até outubro deste ano. No Paraná, de acordo com o último informe do período epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em julho deste ano, a doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti totalizou 595 mil casos no período de um ano.


Melissa Barros, estudante do 8° ano do Colégio Estadual João Gueno, estava com suspeita de dengue, e relata que foi ao pronto-socorro da região para a realização de um exame que confirmasse ou descartasse a contração da doença, mas que não obteve sucesso, pois os testes estavam indisponíveis na Unidade de Saúde.


Sobre os números de casos da doença, a estudante afirma que, para ela, o aumento acontece em decorrência da falta de cuidado por parte da população. "Eu acho que os casos estão aumentando porque as pessoas não estão se cuidando, com lixos na rua e latinhas com água parada", comenta.


Dentre os sintomas mais comuns da doença estão as dores locais nas articulações, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo e náuseas. Em caso de sintomas, o recomendado pelos profissionais da saúde é a assistência médica, além de ficar atento à vacinação.

 
 
 

Comments


logogueno.jpg
  • Facebook
  • YouTube

Parcerias:

logoufpr.jpg
Logo-Vertical-Branca-PNG.png
freg1.jpg
b0d61c7c-b280-416a-b35e-691335b1eb16.jpg

Copyright © 2019 Colégio Estadual João Gueno. Todos os direitos reservados.

bottom of page